Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Entrevista ao Presidente do Conselho Executivo Junho 6, 2008

Filed under: entrevista — chocolatinhos @ 8:52 am

 

 

 

 

 

Que medidas adopta a escola, ano após ano, para que a alimentação dos alunos se torne cada vez mais saudável?

A escola na elaboração das suas ementas segue as indicações do ME (ministério da educação), o respnsável pelo SASE, pessoa responsável pela elaboração das ementas consulta nutricionistas e participa em diversas acções de formação. no entanto achamos que anda há aspectos a melhorar.

Porque razão o preço dos alimentos na escola, a nível dos produtos do bar e da refeição da cantina é inferior ao espaço exterior á escola?

Os preços das refeições da cantina são estabelecidas pelo ME e são subsidiados. Do preço de uma refeição, uma parte provém desse subsídio, outra parte provém do pagamento por cada aluno da senha.
Os preços dos produtos do bar, são mais baratos que os produtos exteriores já que as margens de lucro são mínimas, por exemplo, a nível dos produtos lácteos são vendidos ao preço de custo.

Do mesmo modo que as batatas fritas de pacote foram banidas do bar escolar, acha que haverá outros alimentos (actualmente à venda na escola) que deveriam ser substituídos no bar?

É provável, sabemos que há alimentos que são menos recomendados a uma alimentação saudável, mas também não podemos ser fundamentalistas ao ponto de excluir tudo. Temos de ir encontra aos interesses dos alunos aliando a uma alimentação saudável. Achamos que é possivel a redução da variedade de produtos, mas não a sua eliminação. Até porque, muitas vezes os alunos adquirem esses produtos fora da escola.

Que iniciativas pensa a escola tomar no futuro para que a alimentação dos jovens se altere e se torne um pouco mais equilibrada?

Temos a noção que a alimentação seguida no refeitória é equilibrada. os jovens não gostam de peixe, legumes, sopa, fruta,… Acho que é necessária uma sensibilização junto das famílias ou em trabalhos como os vossos para fomentar o seguimento de uma alimentação mais saudável. 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s