Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Obesidade – Riscos de A a Z Junho 3, 2008

Filed under: Sem-categoria — carinarocha @ 2:08 am

Além de ser um problema estético pode acarretar grandes consequências para a saúde tais como:

APNEIA DO SONO – a obesidade, especialmente quando é excessiva, constitui um factor de risco para apneia do sono. Muitas pessoas que sofrem desta desta doença têm um IMC superior a 30. Uma pequena perda de peso melhora o funcionamento dos pulmões e da respiração, reduz a frequência da apeneia do sono, melhora a qualidade do descanso e reduz a sonolência durante o dia.

ARTRITE – a obesidade encontra-se associada ao desenvolvimento da osteoartrite. Uma pequena perda de peso poderá aliviar a doença, dependendo do grau dos danos estruturais na coluna e das dores nas articulações.

CANCRO – a obesidade aumenta o risco de incidência de vários tipos de cancro.

CANCRO DO CÓLON – alguns estudos comprovam que a incidência do cancro do cólon encontra-se associada à obesidade, havendo casos em que foi detectado o relacionamento directo da obesidade com este tipo de cancro, especialmente nos homens.

CANCRO DA MAMA-estudos demonstram que a obesidade se encontra directamente relacionado com os casos de morte por cancro da mama, especialmente no período pó-menopausa. As mulheres que engordam mais de 9Kg, depois dos 18 anos até à meia-idade, têm duas vezes mais probabilidade de vir a desenvolver o cancro da mama.

CANCRO DO ENDOMÉTRIO –as mulheres obesas têm três vezes mais probabilidade de vir a contrair cancro do endométrico, comparativamente com as mulheres que apresentam peso normal.

CANCRO DA VESÍCULA –a obesidade está relacionada com o risco de cancro da vesícula biliar, especialmente nas mulheres.

CANCRO DAS CÉLULAS RENAIS – o cancro das células renais está frequentemente associado ao excesso de peso e à obesidade.

COLESTEROL – a obesidade está relacionada com o aumento dos níveis de colesterol. As investigações mais recentes mostram que mesmo uma perda de peso de 10% pode reduzir os níveis de colesterol.

DOENÇAS CRONÁRIAS – a obesidade pode ser um factor de risco importante no desenvolvimento das doenças coronárias, ou seja, das doenças associadas ao coração. O risco da doença coronária é mais elevado nos casos de obesidade localizada na zona abdominal.

DIABETES TIPO 2 – o risco da diabetes aumenta com o crescimento do IMC. Estudos demonstram uma perda de apenas  5% do peso reduz em 58% o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

GOTA – a obesidade encontra-se fortemente associada ao desenvolvimento de inúmeros casos de gota.

HIPERTENSÃO-existe uma relação entre a prevalência da obesidade e a pressão sanguínea elevada.

INFERTILIDADE FEMININA– o aumento do IMC até aos 18 anos, mesmo em níveis inferiores aos que indicam obesidade, influencia o risco de infertilidade feminina.

MORTALIDADE– as pessoas com idade inferior a 40 anos vive, têm uma esperança de vida mais pequena. Num dos vastos estudos realizados sobre a relação existente entre o IMC e a mortalidade, denominado «Nurses’ Health Study», o índice mais elevado de morte prematura foi detectado em mulheres obesas. Outro estudo, demonstrou que a perda intencional de peso poderá reduzir em 20% o risco de morte.

VESÍCULA BILIAR– o cálculo biliar ocorre três a quatro vezes em pessoas obesas do que em não obesas, a partir dos 40 anos.

                Não podemos esquecer, ainda, os significativos problemas significativos problemas psicológicos e sociais que os gordos têm de enfrentar, diminuindo-lhes a auto-estima incrementando o isolamento social a a depressão.

Adaptado de: “Saúde e bem estar”

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s