Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Verdades e Mentiras sobre Alimentos e Alimentação Maio 30, 2008

Filed under: Sem-categoria — chocolatinhos @ 4:39 pm

É muita a informação que recebemos acerca da alimentação e são também muito variadas as fontes através das quais esta informação nos chega. Devido a todos estes factores, é frequente ficarmos baralhados e sem saber em que acreditar e que escolhas fazer.Como tal, disponho-me a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes, explicando o porquê e a razão de assim o ser. Não nos podemos conformar apenas com o “é bom” ou “é mau”. Para fazermos as escolhas alimentares mais correctas, é importante sabermos o porquê?

  •  O pão engorda!

Depois de se ter banido de muitas mesas, o pão vai aos poucos reaparecendo e reconquistando o lugar importantíssimo que merece na nossa alimentação. Apesar de ser rico em hidratos de carbono e um alimento energético, o grande perigo surge com aquilo que metemos dentro do pão (manteiga, compotas, cremes e pastas para barrar).Consuma-o com alguma moderação e opte pelo pão de mistura, com um teor de fibras mais adequado às nossas necessidades e ao nosso organismo. 

Comer várias vezes ao longo do dia, não esquecendo a merenda da manhã e o lanche da tarde, ajuda a que nos sintamos com mais energia e facilita o controlo do peso. Claro que não devemos passar o dia a depenicar e devemos ter cuidado com a composição destas merendas. Variedade e moderação são regras de ouro! Opte por fruta, iogurtes, pão ou bolachas com baixo teor de açúcar e de gorduras.

  • Os alimentos de melhor qualidade são sempre mais caros!

O preço dos alimentos não é directamente proporcional ao seu valor nutricional. Felizmente, entre os alimentos mais baratos existem muitos que são muito ricos em nutrientes. O pão, os cereais (massa, arroz, etc.), as frutas e os vegetais, têm pouca gordura e são ricos em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e minerais. Os ovos, por exemplo, são a fonte de proteínas de melhor qualidade, e o leite é um grande fornecedor de vitaminas e de sais minerais, nomeadamente de cálcio.

  • Os ovos fazem mal ao fígado!

Ao contrário do que se possa pensar, os ovos são alimentos que se digerem muito bem. O que por vezes pode acontecer é os diferentes modos de confecção tornarem-nos indigestos, como acontece com os ovos estrelados com demasiada gordura ou dos ovos cozidos que se comem com maionese.

  • O peixe não alimenta!

É frequente ouvirmos a expressão: ” peixe não puxa carroça”. O peixe está associado à Quaresma e também às dietas contudo, não há nenhuma razão para o peixe não ser considerado um excelente alimento. É uma fonte de proteínas de alta qualidade e tem baixo teor de gordura, por isso é digerido com maior facilidade e rapidez do que a carne. Tal facto faz com que, quando fazemos uma refeição de peixe sintamos fome mais rapidamente do que quando fazemos uma refeição de carne!

 

 

  • Os legumes não engordam!

Quando se inicia um regime alimentar de emagrecimento, é comum vermos as pessoas substituírem o pão, as batatas, o arroz e as massas por pratadas de legumes, na esperança de perderem peso mais rapidamente. Este é o maior erro que podem cometer pois os legumes, tal como todos os outros alimentos, também têm valor calórico e nos fazem aumentar de peso. A alface é o produto hortícola com mais baixo valor calórico mas todos os outros (cenoura, cebola, tomate, couve, feijão verde, …) devem ser consumidos com moderação e de preferência temperados com o mínimo de gordura possível.

 

  • Comer laranja à noite mata!

São muitas as pessoas que por uma ou outra razão, sempre sem fundamento, evitam comer laranja à noite.Na realidade, a laranja, tal como o limão, o kiwi e o ananás, é muito rica em vitamina C. O nosso organismo reage à presença de vitamina C da mesma forma que reage à cafeína, verificando-se uma certa excitação. Assim, comer laranja de manhã dá-nos muita energia e faz com que comecemos o dia cheios de vivacidade. Quando comida à tarde, ajuda-nos a mantermo-nos atentos e mais despertos. À noite, a laranja pode realmente matar mas, não nos mata a nós! Mata o sono, podendo provocar algumas insónias em pessoas mais sensíveis à viatamina C!

 

 

  • Beber leite de soja é uma boa opção!

Actualmente apercebemo-nos de muitas pessoas a optarem por produtos lácteos à base de soja, a pensar estarem a fazer as melhores escolhas. Este tipo de produtos, nomeadamente o leite de soja, podem ter o seu interesse se se tratar de uma pessoa com intolerância à lactose do leite de vaca ou com outro problema específico. Caso tal não se verifique, a ingestão de leite de soja nem sempre é vantajosa pois não existe no mercado, até aos dias de hoje, nenhum leite de soja sem adição de açúcar!

Aline Denise Maia*
(nutricionista)

 

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