Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Devemos recorrer a dietas “milagrosas”? Maio 17, 2008

Filed under: Escolhas saudáveis — analmeida @ 2:48 pm

As dietas hipocalóricas devem representar o eixo central do tratamento da obesidade. Com elas, consegue-se que entrem no corpo menos calorias do que aquelas que são queimadas. Deste modo poder-se-á alcançar um equilíbrio energético negativo e, portanto, um emagrecimento ou a manutenção do peso.
 Mas é muito importante que estas dietas sejam equilibradas em termos de nutrientes. Os médicos e nutricionistas desaconselham seguir qualquer tipo de dieta “milagrosa”, pois a maioria delas não se baseia em estudos científicos rigorosos e podem provocar carências nutricionais importantes. Além disso, originam desalento nas pessoas que as seguem, pois raramente conseguem os resultados prometidos.  Não se deve cair no erro de pensar que qualquer fórmula é válida para emagrecer. Quando a perda de peso se produz de uma forma muito rápida e descontrolada, existe o risco de air no chamado “efeito io-iô”. A pessoa que emagreceu deste modo, uma vez terminada a dieta, recupera rapidamente o peso inicial, podendo até chegar a pesar mais. Deste modo, existem muitos riscos em optar por dietas “milagrosas”.

                Quando um indivíduo entra numa dieta de emagrecimento, o seu organismo reage poupando energia, tentando gastar o mínimo possível, para que as reservas aguentem o máximo, pois desconhece quanto tempo durará a situação. Por outras palavras, reduz-se o consumo de calorias. Quando o indivíduo termina a dieta, o metabolismo demora a recuperar, o que faz com que as calorias ingeridas não sejam queimadas tão rapidamente, armazenando-se sob a forma de gordura.

                 Se está a tentar emagrecer, recorra a um médico, de preferência um nutricionista, que avalie a sua situação, e o(a) ajude a conseguir os resultados que pretende. Pense em si e na sua saúde!

________________

Consulte (artigos anteriores)

 

One Response to “Devemos recorrer a dietas “milagrosas”?”

  1. Edgar Says:

    Completamente de acordo, mas não esquecer que alem da concentração calórica é também muito importante escolher os alimentos pela sua componente nutricional e também pelo seu índice glicémico. Mas o verdadeiro problema quando alguém quer perder peso é mesmo a sua determinação, é necessário a pessoa estar REALMENTE determinada a mudar os seus hábitos, sem isso não há nutricionista nem dieta que tenha sucesso !!

    Um grande abraço !!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s