Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Alimentos proibidos na nossa alimentação Maio 8, 2008

Filed under: alimentação saudável,Escolhas saudáveis — carinarocha @ 9:50 pm

Se queremos preservar a juventude ou pelo menos “entrar” na terceira idade em forma, devemos ter cuidado com o que comemos ao longo da nossa vida. Se eliminarmos determinados produtos da nossa alimentação estaremos desde já a contribuir para uma vida mais longa e saudável. Aqui fica uma lista de alguns alimentos a eliminar!

 

Sal

Deve ser consumido em quantidade muito reduzida. De preferência eliminado, já que a maior parte dos alimentos possui sódio. O seu consumo pode provocar o aumento da tensão arterial e altera a fisiologia renal (a forma de trabalhar dos rins).

 

Açúcar

Provoca glicação (junção dentro das células do açúcar com as proteínas), o que ajuda à formação da diabetes e ao aumento de peso. Encontra-se em quase todos os alimentos, sobretudo na massa e no arroz muito cozidos. Evite a batata, a abóbora e a cenoura cozida, já que o seu açúcar entra rapidamente no sangue, provocando a diabetes e acumulação de gordura.

 

Margarina

É um dos raros alimentos que se desconhece a configuração espacial. O seu consumo pode provocar doenças gravíssimas, nomeadamente colesterol e problemas cardiovasculares.

 

Pão branco

Como actualmente o pão é produzido tendo por base a trituração em demasia dos cereais, o que provoca a entrada rápida de glicose no sangue, ajuda ao aparecimento da diabetes e à produção de gordura.

 

Fast-food

Tem tudo o que acarreta de maléfico, desde as gorduras hidrogeneizadas ao excesso de ómega6. Para além de engordar, injectar gordura no sangue e poder entupir as válvulas do coração, acelera o envelhecimento, aumenta a tensão arterial, devido ao excesso de sal e antecipa os problemas cardiovasculares, para além disso, tem carência de todos os outros nutrientes fornecidos por uma alimentação saudável e variada.

 

Fritos

São a excepção à regra. Podem ser comidos em época de festa e de preferência feitos em azeite. Provocam colesterol, engordam e antecipam os problemas cardiovasculares.

 

Enchidos

Nem sempre nem nunca. Se forem feitos com carne de qualidade podem ser comidos excepcionalmente. O fumo em que são curados pode provocar problemas cancerígenos.

 

Cerveja

Possui maltose, um açúcar de malte formado por duas moléculas de glicose, que excitam demasiado o pâncreas. Se bebida às refeições «dá» ordens ao fígado para transformar tudo em glicose, o que faz engordar. Deve ser bebida nos intervalos das refeições e só de vez em quando.

 

(Retirado da revista ÚNICA do Expresso nº1831 Dezembro de 2007)
 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.