Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Farmácia na cozinha Abril 19, 2008

Filed under: Escolhas saudáveis — carinarocha @ 12:25 pm
Tags:

Morangos e cerejas

Com grande teor antioxidante, ajudam a preservar a juventude. Evitam a acumulação de gordura nas artérias e têm propriedades depurativas que estimulam o funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas.

  

..

Amêndoas

São ricas em gorduras essenciais e em vitaminas E. Ajuda à cicatrização de feridas, melhora a memória, ajuda a combater o cancro e reforça o sistema imunitário por serem ricas em zinco.

 

Couve-flor

É rica em ácido fólico, uma vitamina para as grávidas, uma vez que reduz o risco de malformações do tubo neural do feto. É um vegetal pouco calórico, ideal para substituir a batata na sopa.

 

Couve

Reduz os riscos de cancro do cólon, do estômago e da mama. O consumo de couves, galega, portuguesa ou de Bruxelas ajudam à circulação, e como têm muita fibra combatem o colesterol e auxiliam o aparelho digestivo.

 

..

Cavala

Exerce uma forte acção anti – inflamatória sobre o organismo e pode ser o alimento ideal para prevenir as enxaquecas. Os seus nutrientes ajudam a reduzir o colesterol e pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Aveia

Cereal rico em fibra solúvel eficaz na redução do colesterol. Como produz grande sensação de saciedade, ajuda na perda de peso. A aveia é rica em vitamina do complexo B e em silício, responsável pela estruturação das cartilagens e tecido. Mantêm as unhas fortes e combate a queda de cabelo.

 

Brócolos

É um dos legumes mais virtuosos. Possui muitos minerais, proteínas e vitaminas e é riquíssimo em cálcio. Só para ter uma ideia, 100g de brócolos têm mais cálcio que igual quantidade de leite. Com índice glicémio muito baixo, provoca muita saciedade e tem um índice antioxidante muito elevado.

 

..

..

Carapau

É um dos peixes mais eficazes na redução dos níveis do mau colesterol e dos triglicerideos no sangue, substâncias responsáveis pelo entupimento das válvulas cardíacas. Benéfico para a pele, ajuda na prevenção do cancro e das depressões. É rico em ómega 3. ajuda na perfomance sexual e na longevidade.

Sardinha

Tal como o carapau, a sardinha é um peixe gordo, rico em ómega3. se for consumida com espinhas é uma importante fonte de cálcio. Os seus ácidos gordos essenciais previnem as doenças cardiovasculares e por ser rica em vitamina D deve fazer parte da ementa das mulheres em menopausa. 

 (Retirado da revista ÚNICA do Expresso nº1831 Dezembro de 2007)
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s