Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Mais Provérbios Alimentares …. Março 30, 2008

Filed under: Provérbios alimentares — chocolatinhos @ 12:38 pm

AP - 12º A• QUEM CEIA E LOGO SE VAI DEITAR MÁ NOITE IRÁ PASSAR

Não se deve comer pelo menos três horas antes de ir para a cama. Dormir em plena digestão não só traz péssimo sono, como engorda. Enquanto dormimos o sangue “recolhe”ao fígado para repousar e desintoxicar. Se durante este processo estiver a decirrer outro de grande complexidade como a digestão, boa noite não se passa de certeza.
O que se pode fazer caso o jantar seja demasiado em cima da hora de ir dormir, ou se não resistiu e comeu demais à noite, é passear um pouco para estimular a digestão. Já diziam os antigos chineses: ” Quem caminha 100 passos depois de comer, viverá 99 anos!”.

• O VINAGRE E O LIMÃO, MEIO CIRURGIÃO SÃO

Poderosos aliados terapêuticos, indicados para várias patologias (preferir vinagre de arroz ou de maçã ao de vinho). Alto poder anti-infeccioso, descongestionante e desintoxicante. Com  tropismo para o fígado e a vesícula biliar, tonificam estes dois órgãos, podendo no entanto prejudicá-los muito se consumidos em demasia. Ajudam a combater o ácido úrico e os sintomas de reumático e da artitre. Reduzem também a fermentação digestiva e consequente formação de gases. Por serem  poderosos anti-infecciosos actuam na regeneração de inflamações e úlceras e são benéficos para todos os tipos de afecções do trato naso faríngeo – laringites, gengivites, rinites e sinusites.

• AZEITE DE OLIVA, TODO O MAL TIRA

O azeite é dos alimentos que nunca devem faltar na nossa dieta. Pode não tirar todos, mas muitos tirará. Reduz os níveis do mau colesterol (LDL) ao mesmo tempo que aumenta os níveis de bom colesterol (HDL)! Faz baixar a tensão arterial, estimula a secreção de insulina baixando os níveis de açúcar, melhora a capacidade de absorção intestinal, diminui a acidez gástrica, previne a osteoporose e comprovadamente diminui o risco de doença oncológicas e cardiovasculares. Azeite todos os dias, em saladas, sopas, como tempero e na confecção dos alimentos.

• PEIXE NÃO PUXA CARROÇA

Muitas pessoas pensam que a fraqueza que se sente algumas horas depois de se ter comido é fome. Mas não. Fome é algo muito forte que se sente um pouco por todo o corpo, e só se começa a  sentir a partir de dois ou três dias de jejum. A fraqueza é uma “técnica” do corpo para pedir comida. Este dito popular refere-se a essa sensação. O peixe dá tanta força como a carne, no entanto, e , de um modo geral é mais leve que a carne , o que torna a sua dugestão mais fácil, e consequentemente mais rápida, porporcionando mais rapidamente o aparecimento da sensação de fraqueza.

(Texto da revista Focus nº437)
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s