Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Vitamina E Fevereiro 27, 2008

Filed under: Vitaminas — angelamarques @ 10:33 pm

AP - 12º AA vitamina E interfere na reprodução. A sua ausência no organismo pode causar a esterilidade. A vitamina E pode prevenir a formação de coágulos no sangue e minimizar o processo inflamatório envolvido no desenvolvimento de doenças de coração. É encontrada na geléia real da abelha, no amendoim, na castanha, na beterraba e especialmente nos cereais.

  • Propriedades de alguns alimentos ricos em vitamina E:
    • Amendoim: a semente do amendoim é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes, pois contém lipídos, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Além disso, contém 26% de proteínas,  sendo esta percentagem de proteínas maior do que na maioria das carnes, queijo ou leite integral. Possui funções reguladoras dos sistemas do organismo, principalmente do sistema neuro-muscular. Apesar de conter um elevado valor calórico, não possui colesterol.
    • Beterraba: é da família do espinafre, acelga (também conhecida como beterraba branca) e couve. A beterraba traz muitos benefícios à saúde, sendo usada como fonte de clorofila, ferro, cálcio e vitaminas. As suas raízes são excelentes no tratamento de problemas de fígado.
    • Cereais: tais como o trigo, o milho, a aveia e o arroz contêm amido ou fécula que proporcionam energia e algumas proteínas. O grão e a sua casca contêm minerais e vitaminas. Por isso, o pão é feito de farinha de trigo integral ou os cereais complementados com ferro.
Texto adaptado da revista “Alimentação e Saúde”, Edição nº1, Editora Escala
 

One Response to “Vitamina E”

  1. charles lindbergh Says:

    quero saber quais são as frutas e verduras que eu posso comer para diminuir o ácido úrico, haja vista eu estar com sintomas de “gota” e se possível como fazer para adquirir um mato chamdo unha do diabo, que também serve para essa doença.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s