Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Peixes gordos e peixes magros ! Fevereiro 16, 2008

Filed under: Sem-categoria — luisrocha @ 7:18 pm

AP - 12º AA grande maioria dos peixes é rica em vitaminas do complexo B, inclusivamente em vitamina B12, uma vitamina essencial ao perfeito funcionamento do sistema nervoso e de todas as células em geral.
Os peixes gordos (como a sardinha, o atum, o salmão, a cavala, a truta, o arenque, as anchovas, as enguias, etc.) são ricos em vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K, e contêm elevados teores de iodo, um mineral essencial ao bom funcionamento da tiróide.

Os peixes gordos têm cerca do dobro das calorias dos peixes magros. Esta diferença deve-se ao elevado teor de gordura  dos peixes gordos. Apesar de os alimentos ricos em gorduras serem desaconselhados a pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares, a gordura presente no peixe é muito saudável e benéfica para o coração.

Nos peixes magros a gordura está praticamente confinada ao fígado: Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe-espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril, Truta.
Os peixes têm, geralmente, mais água e menos gordura do que a carne bovina, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é, na maior parte, insaturada.

 

One Response to “Peixes gordos e peixes magros !”

  1. alina Says:

    muito interessante. obrigada pelo artigo.
    Alina
    USA


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