Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Tamarilho Fevereiro 14, 2008

Filed under: Sem-categoria — angelamarques @ 4:05 pm

AP - 12ºAO tamarilho, também conhecido como tomarilho, tomate inglês, japonês, francês e, ainda, brasileiro é um fruto pertencente à família Solanaceae. O tamarilho nasce numa árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

O tamarilho é um fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C, este facto torna-o indicado para controlar o colesterol. O seu formato é semelhante ao de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura semelhante à da ameixa. Os caroços são vermelhos escuros, numerosos e comestíveis, tem um sabor agridoce sendo apreciado ao natural mas, também, é explorado com sucesso na confecção de sumos, geleias ou compotas, saladas de frutas e legumes e molhos para acompanhar carnes.
   Este fruto é nativo dos Andes, na América do Sul. É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No AP - 12ºABrasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate francês”. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate de árvore”. Em Portugal (continental), também, é conhecida como “tomate brasileiro”, no entanto é um fruto muito comum na ilha da Madeira, sendo conhecido pelo nome de “tomate inglês”.
   Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s