Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

Pastel de Nata ou Bolo de Arroz? Janeiro 28, 2008

Filed under: Sem-categoria — chocolatinhos @ 2:07 pm

 Por vezes no intuito de seguir uma alimentação menos calórica, caímos no erro de optar por certos alimentos, que há primeira vista são menos calóricos, mas na verdade não o são! AP - 12º A

AP - 12ºASe tivesse que escolher entre um pastel de nata e um bolo de arroz, o que escolheria?
Provavelmente optaria pelo bolo de arroz, por ter a aparência de um bolo mais “seco”, e ser feito de arroz, comparativamente ao pastel de nata, que contem creme e é feito com massa folhada.
Mas do ponto de vista calórico, o pastel de nata seria a escolha mais correcta, por incrível que pareça o bolo de arroz tem mais gordura e por isso é mais calórico. Contudo o pão será sem dúvida a melhor opção para quem quer ter uma alimentação saudável e equilibrada.

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Abusos diários, podem transformar-se em grandes aumentos de peso! Janeiro 26, 2008

Filed under: Sem-categoria — chocolatinhos @ 10:49 am

 

Ao exceder diariamente 2% das suas necessidades calóricas, este excedente irá traduzir-se ao final de um ano, em mais 30% de massa gorda!

 

Prevenção das doenças cardiovasculares – II Janeiro 24, 2008

Filed under: Doenças — carinarocha @ 7:36 pm

     Maçã

AP - 12º AGraças à acção de uma fibra chamada pectina, impede a absorção de colesterol em excesso e acelera a sua expulsão. Estudos garantem que é benéfica também para os pulmões, diminuindo, se consumida na gravidez, a probabilidade de o bebé sofrer de asma. Crua, alivia a prisão de ventre; cozida trata a diarreia.  

  

   

     Pinhão

AP - 12º AAlém de ser rico em pectina, contribui para a manutenção de níveis baixos de colesterol no sangue e ajuda a manter o coração saudável. Graças aos ácidos gordos essenciais, é útil no combate à caspa e, rico em vitamina E, é eficaz contra a dor de cabeça.  

           

     Azeite

AP - 12º AInúmeros estudos comprovam: há uma relação directa entre o consumo de azeite e a menor incidência de doenças cardivasculares e certos tipos de cancro. Fonte de ácidos gordos monoinsaturados, selénio e vitamina E, é bom para o funcionamento do cérebro e previne a osteoperose.   

 

      Carapau

AP - 12º ARico em ómega 3, é um dos peixes mais úteis na redução dos níveis do mau colesterol (LDL) e dos triglicéridos no sangue, substâncias responsáveis por grande parte das doenças cardiovasculares. Benéfico para as articulações e para a pele, ajuda também à prevenção do cancro e das depressões.   

 

Entrevista: “Eu, Vegetariano” Janeiro 23, 2008

Filed under: Notícias — chocolatinhos @ 2:27 pm

Ficaste curioso sobre a reportagem “100% Vegetal”, que passou na SIC, em que um repórter da visão se submeteu a uma dieta exclusivamente vegerariana? O link abaixo remete para a entrevista!

http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/ktyzhDnw4o4qJADlKJ3h/mov/1

 

Prevenção das doenças cardiovasculares Janeiro 21, 2008

Filed under: Doenças — luisrocha @ 2:18 pm

Aqui apresentamos alguns dos alimentos que ajudam á prevenção das doenças cardiovasculares:

Papaia 

AP - 12º A É rica em antioxidantes, previne que se formem depósitos nos vasos sanguíneos e surjam doenças cardiovasculares. É uma boa fonte de fibra, ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão. Meia papaia média fornece a dose diária recomendada de vitamina C.

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Ruibarbo

AP - 12º AVerdura da família das azedas, tem um sabor ácido e é uma excelente fonte de fibra. Actua como um laxante mas, sobretudo, ajuda a descer os níveis de colesterol no sangue e a prevenir as doenças cardíacas. Pode ser consumido em sopas, compotas ou doces.

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Mirtilos 

AP - 12º A Com cinco vezes mais antioxidantes que brócolos, maçãs ou cenouras, são dos alimentos com mais capacidades para combater os radicais livres responsáveis por cancros e doenças cardiovasculares. Melhoram a circulação, protegem de ataques cardíacos e de tromboses e fortalecem a visão.

 

Leite – Receitas II Janeiro 18, 2008

Filed under: Alimento da semana,Receitas — chocolatinhos @ 2:27 pm

Arroz Doce

Ingredientes:

AP - 12º A– 5 dl de água
–  sal
– 2 paus de canela
– 1 casca de limão
– 200 g arroz carolino
– 1 l de leite
– 4 gemas
– 200 g de açúcar
– 30 g de margarina
– Canela em pó

Preparação:

Leve ao lume um tacho com a água, o sal, os paus de canela e a casca de limão. Quando ferver adicione o arroz e deixe cozer lentamente. Entretanto leve o leite a ferver.  Quando água do arroz  se tiver evaporado completamente vá adicionando o leite bem quente, a pouco e pouco, e deixe cozer sobre lume brando, mexendo sempre até esgotar o leite. Misture as gemas com  o açúcar e junte-lhes um pouco do arroz, mexendo rapidamente. Adicione depois ao restante arroz, junte a margarina e retire do lume assim que retomar fervura.
 Disponha numa travessa ou em taças individuais, deixe arrefecer e decore a gosto com canela em pó. SugestãoEm vez de canela em pó experimente salpicar  o arroz doce com um pouco de raspa da casca de limão. 

 

Leite – Receitas I

Filed under: Alimento da semana,Receitas — chocolatinhos @ 2:27 pm

Leite – Creme

Ingredientes 

AP - 12º A-2,5 dl de leite
-1 casca de limão
-3 gemas
-1 colher de sobremesa de farinha
-6 colheres de sopa de açúcar
-2,5 dl de natas

Preparação

Ferva o leite com a casca de limão.
Entretanto, misture as gemas com a farinha e 5 colheres de sopa de açúcar. Adicione as natas e bata ligeiramente com uma vara de arames até obter um creme liso.
Retire a casca de limão e junte o leite morno. Leve ao lume, mexendo sempre com a vara de arames, até engrossar um pouco.
Deite o leite creme em tacinhas individuais ou numa travessa e deixe arrefecer completamente.
Depois de frio, polvilhe o leite creme com o restante açúcar e queime com um ferro em brasa, próprio para o efeito.