Nutrição – ESSPS

Educação Nutricional & Doenças Associadas

A importância de comer fruta Abril 24, 2008

Filed under: Sem-categoria — angelamarques @ 3:40 pm

Devido à significativa importância da fruta na nossa dieta alimentar elaborámos um cartaz ilucidativo, de modo a alertar a comunidade escolar da necessidade  de comer fruta regularmente e de um modo equilibrado.

 

Existem, várias razões que nos devem levar a comer fruta, das quais se destacam:

  • A fruta tem um sabor doce e agradável ao paladar de todos. Pode haver, no entanto frutas que podemos apreciar menos, mas a grande variedade de frutas permite-nos poder escolher.
  • A fruta é essencialmente constituída por água, de 90 a 95%.
  • A fruta não tem mau colesterol, que está presente em muitos dos alimentos que consumimos.
  • A fruta tem um efeito positivo no cérebro humano: estimula a memória. Pensar em cérebros jovens e em crescimento, em quem estuda e na importância da memória faz com que este benefício da fruta tenha efeito na opção pelo aumento do seu consumo.
  • Existe a ideia de que a fruta é cara, o que na verdade é certo, mas se fizermos a comparação com outros alimentos, devemos dar relevância às claras vantagens da fruta na nossa alimentação, e portanto, devemos optar pela substituição de alguns desses alimentos por fruta.
  • Comer fruta diariamente ajuda a manter um peso equilibrado e a prevenir doenças coronárias e cancro.
  • A fruta sendo um alimento rico em fibras é importante na nossa alimentação. Os alimentos ricos em fibra ajudam na luta contra a obesidade, a hipertensão e outros factores de doença. O consumo de fibras influência, ainda, no funcionamento do sistema digestivo.
  • A fruta age sobre o nosso humor, existindo constituintes na fruta que contribuem para combater a depressão e, a nível mais simples, promovem uma atitude optimista.
  • A fruta é versátil podendo ser consumida e confeccionada de várias formas: em sumos de fruta caseiros (se optar por este método, deve consumir o sumo imediatamente, de modo a absorver todas as suas propriedades), puré, batidos, preparar saladas de fruta, misturar com outros alimentos, pode ser cozida, assada, pode-se comer com e sem casaca… enfim, do modo como desejar.
  • Existem, ainda, razões éticas. Para os vegetarianos ou para todos os que acham que nenhum animal deve ser sacrificado para alimentar as pessoas, a fruta é uma boa resposta.
  • E, ainda, existe a vantagem de podermos comer fruta em qualquer lado.

 

 

About these ads
 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.